Eu e o Linux…

Nota: escrevi o post abaixo para meu blog de tecnologia, mas como tem um certo cunho pessoal, reposto também aqui.

Eu e o Linux somos companheiros de muito tempo…

E a primeira distro você nunca esquece. Ainda me lembro bem, eu e um colega (por onde anda você, Brahma?), no laboratório da faculdade onde éramos bolsistas, com os disquetes, acesso ao ftp da UFRJ e um Pentium 90MHz da IBM, com espaçosos 32Mb de RAM. 😀

Pois é, minha primeira distro foi Slackware, instalado e compilado via ftp. A configuração do ambiente gráfico funcionou de primeira (o que não se pode dizer que aconteça sempre nos dias de hoje, em um mundo repleto de chipsets esquisitos, “compizes”, “metisses” e “berys”…)

Enfim, em todos esses anos (negativo, não vou dizer quantos. Faça suas contas) mantive uma saudável relação com o pinguin (e também com o diabinho, ocasionalmente) mesmo sem poder, devido à necessidade, abdicar totalmente do “outro” sistema (o da janela, não o do X).

Mas como o tempo e a experiência nos ensinam muito (além do avanço da tecnologia), neste momento, estou 100% pinguim no meu PC pessoal.

Estou usando outro velho amigo, o Debian. Não uma distro derivada como o Ubuntu (que usei do 5.10 até o 7.04), nem o nacional Kurumin, mas o Debian básico, em sua distribuição testing (codinome lenny). Apanhei um pouco, por falta de costume de resolver algumas coisas básicas “na unha”, mas já me encontrei…

Utilizo também, o ultra rápido e pouco conhecido por essas paragens, PuppyLinux, que apesar do nome, é um cachorrinho com dentes…

Ademais, estou assuntando uma boa base para uma distro pessoal, que atenda às minhas necessidades e para treinar/testar meu conhecimento. Para terminar e poder dizer: “eu já fiz uma distro”^_^

Claro que, no melhor espírito do Software Livre e Código Aberto, esta distro, se eu a montar, será trazida à público, para aproveitamento da comunidade…

Links:

Debian – Wikipédia

Slackware – Wikipédia

Kurumin – Wikipédia

Ubuntu – Wikipédia

Puppy Linux

Anúncios

2 Respostas para “Eu e o Linux…

  1. lendo aqui e lá…muito bom…ainda to no ubuntu.. masnão nego que o puppy é bem mais rapido…qdo fizer sua distribuição pode deixar que te ajudo com testes.. ;P;*(e o que mais precisar!)

  2. A minha primeira foi a Conectiva 7, depois 8 e a 9. Aí veio a Mandriva e agora estou na Ubuntu.Ainda não consegui me livrar totalmente lá do homem (o Portões, que propõe janelas), mas praticamente não o uso mais.A propósito: Notei que você consegue usar o Flock, que eu adorava, mas não consegui fazer rodar aqui.